domingo, 20 de janeiro de 2013

E TUDO SE TRANSFORMOU EM MERCADORIA, EM LUCRO!!

Venenos no nosso prato!

Você sabia que todos os dias quando almoçamos e jantamos ingerimos uma quantidade enorme de venenos? Nossos alimentos estão contaminados porque as lavouras em todo o Brasil são pulverizadas com grande quantidade de agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais. Além de contaminar os alimentos, os agrotóxicos contaminam a água (dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos) que bebemos!

Mas os venenos não estão só no nosso prato. Todo o ambiente, os animais e nós, seres humanos, estamos ameaçados! Os agrotóxicos causam uma série de doenças muito sérias que atacam os trabalhadores, comunidades rurais e toda a população que consome alimentos com substâncias tóxicas.

A culpa é do AGRONEGOCIO!

Esse é o nome dado ao modelo de produção agrícola que domina o Brasil e o mundo. Esse jeito de produzir se sustenta nas grandes propriedades de terra (o latifúndio), na grande quantidade de máquinas (que levam à expulsão das famílias do campo e à superpopulação das cidades), no pagamento de baixos salários (inclusive, trabalho escravo), muito lucro para as grandes empresas estrangeiras e na utilização de uma enorme quantidade de agrotóxicos.

A expansão desse modelo de produção agrícola é responsável pelo desmatamento, envenenamento dos alimentos e contamina a população. As principais empresas que produzem agrotóxicos são: Syngenta, Bayer, Monsanto, Basf, Dow, Novartis...



O que queremos não é diferente do que a cidade quer!

• No lugar dos latifúndios, pequenas propriedades e Reforma Agrária;
• Desmatamento zero, acabando com devastação do ambiente;
• Em vez da expulsão campo, geração de trabalho e renda para a população do meio rural;
• Novas tecnologias que contribuam com os trabalhadores e acabem com a utilização de agrotóxicos;
• Proibição do uso dos venenos.

Agrotóxicos: Até quando vamos engolir isso?

Você sabia?

Se uma pessoa usa herbicida a 30 Km de distância, as demais nessa área o inalarão porque têm grande poder de difusão, devido ao seu baixo peso molecular?

São os agentes químicos que geralmente dão início ao processo de desenvolvimento de câncer no ser humano, estando 90% dos casos relacionados direta ou indiretamente a estes agentes?

Numa pesquisa publicada no Journal of Applied Nutriton, em 1993, observou-se que os alimentos orgânicos chegam a ter até 1800% a mais de alguns minerais se comparados aos alimentos convencionais. Ao mesmo tempo em que os convencionais chegam a ter até 90% a mais de metais pesados como o mercúrio, relacionados ao uso de agrotóxicos?

Que durante a existência de uma pessoa passam pelo seu sistema digestivo cerca de 25 toneladas de alimento?

Você pode imaginar o efeito destas 25 toneladas, mesmo que contaminadas com baixos teores de agentes químicos tóxicos, para o nosso organismo?

Segundo a National Academy of Sciences, 6 entre 10 doenças hoje mortais estão relacionadas à dieta?

As crianças menores de 1 ano não devem ingerir alimentos convencionais por seu organismo ainda não ter enzimas capazes de promover a sua desintoxicação?

Foi comprovado cientificamente que as sementes transgênicas, ao contrário do que se afirma na mídia, exigem maiores quantidades de agrotóxicos em sua produção e contaminam outras lavouras?

Qual a alternativa? A agroecologia!


A Agricultura convencional é um modelo de produção alicerçado na ideia da exploração. Os alimentos são produzidos com uso de sementes transgênicas, agrotóxicos, adubos sintéticos altamente solúveis e intenso revolvimento do solo. Dessa maneira deixa seu rastro contaminando as florestas, a água, os animais, agricultores (as) e consumidores(as), principal -mente as crianças.

A Hidroponia produz os alimentos na água, com uso intensivo de agrotóxicos para várias culturas e nutrientes sintéticos. As plantas que absorvem esses nutrientes ficam com altos teores de nitrato que causam vários problemas à saúde humana.

A agricultura orgânica não permite o uso de adubos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de corante ou conservante artificial e nem sementes transgênicas. Desta maneira contribuindo para a conservação e recuperação do ambiente, produzindo alimentos saudáveis com alta qualidade biológica, ou seja, mais proteínas e vitaminas em sua composição. No entanto, geralmente, os preços são muito elevados e excludentes.

Agricultura agroecológica segue todos os princípios da agricultura orgânica aliando-os à preocupação social. Neste sentido, propõe a solidariedade como princípio fundamental, entre quem produz e quem consome, promovendo a melhoria da qualidade de vida e resgatando a dignidade de agricultores e consumidores.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário